sexta-feira, novembro 8, 2024
InícioAmazonasSedurb promove primeira reunião da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual das...

Sedurb promove primeira reunião da Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Segundo encontro será na terça-feira (09/05) para alinhar as competências e atribuições na elaboração do regimento interno

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promoveram, na sexta-feira (05/04), a primeira reunião da Comissão Organizadora para a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas. 

Durante o encontro, foram apresentados os representantes dos diferentes segmentos que participarão da organização do evento, incluindo poder público, setor social, trabalhadores, empresários, profissionais/acadêmicos e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Fausto Santos Jr., explicou que a Comissão Organizadora tem como objetivo, dentre outros, elaborar o Regimento da Conferência Estadual, mobilizar a sociedade civil e o poder público, tanto em âmbito estadual quanto municipal, e apoiar as Conferências.

Segundo Fausto Santos, o objetivo é incentivar e apoiar as Conferências Municipais, garantindo um processo participativo, o que será crucial na definição de diretrizes para melhoria das áreas urbanas, incluindo aspectos como planejamento urbano, infraestrutura, habitação e sustentabilidade ambiental.

Para o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, que representa o Governo do Amazonas no Conselho Nacional das Cidades (Concidades) e fez a abertura do evento de forma remota, a reunião atingiu o objetivo ao qual se propunha. “É uma satisfação reunir representantes das três esferas de governo – federal, estadual e municipal –, dos movimentos sociais, empresários, trabalhadores, das entidades de classe, da academia e ONGs que querem participar desse debate para a construção da cidade que queremos”.

Na próxima reunião, agendada para a próxima terça-feira (09/05), a Comissão Organizadora alinhará as competências e atribuições para elaboração do regimento interno, conforme as diretrizes nacionais estabelecidas na Portaria do Ministério das Cidades (MDIC) nº 175/2024, até 15 de abril.

Participaram da reunião representantes de diversos setores, incluindo órgãos federais, estaduais e municipais, movimentos populares, entidades sindicais, empresários, instituições acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e organizações não governamentais.

Foto: Tiago Corrêa/ UGPE e André Amazonas/Sedurb

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas