O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Comissão de Combate ao Assédio Sexual, Moral e à Discriminação (1º e 2º grau), deu início, nesta segunda-feira (17/11), à Semana da Consciência Negra do TRE-AM 2025. A abertura da programação foi feita pela diretora-geral Cynthia Mouta e contou com a palestra “Africanos Livres na Formação do Quilombo de Serpa”, conduzida pelo professor Claudemilson Santos, que apresentou um panorama histórico sobre a presença e a contribuição dos africanos livres na constituição do quilombo localizado no Amazonas.
Especialista há mais de 10 anos nos estudos sobre o Quilombo de Serpa, localizado no município de Itacoatiara (distante 250 quilômetros de Manaus), o assessor de Gestão Educacional da Secretaria de Educação e professor Claudemilson Santos destacou a importância de ampliar o conhecimento sobre a presença negra na região e sua influência na construção da sociedade amazônica.
“Hoje apresentei uma pesquisa sobre os Africanos Livres e a construção do Quilombo de Serpa, com o objetivo de contribuir para a compreensão da presença negra na Amazônia. Mesmo após tanto apagamento, essas histórias resistiram e, com o estudo dessa tese, podemos ensinar e aprender ainda mais”, afirmou o professor.
A artista e historiadora Francy Júnior também participou da abertura da Semana, apresentando a performance “Dona Benedita – Eu vi! Eu estava lá!”, que aborda memórias, ancestralidade e resistência negra. Ela ressaltou a relevância de espaços institucionais promoverem ações de conscientização e enfrentamento ao preconceito.
“É muito importante que uma instituição como o TRE, que tem um papel fundamental para a nossa população, realize iniciativas como esta. São ações que sensibilizam servidores e colaboradores sobre o racismo, que é crime, está na Constituição e precisa ser exterminado, arrancado da nossa sociedade”, destacou Francy.
Programação
Na terça-feira (18/11), às 9h30 no 4º andar do TRE-AM, a programação contará com uma roda de conversa sobre o tema “Racismo Religioso e o Papel das Instituições Públicas”, com a participação de:
Alberto Jorge R. Silva – Doutorando em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (ES), psicólogo e sacerdote da Matriz Africana Mina Jeji;
Priscila Thayane de Carvalho Silva – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFAM e assistente social do Instituto Federal do Amazonas (IFAM);
Karla Jamily Carvalho – Advogada, integrante da Mesa Panamericana de Mulheres do Amazonas e assessora da Secretaria Executiva de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial de Manaus.
A Semana da Consciência Negra segue até quarta-feira (19/11), com a feira e exposição de artesanato, realizada no 4º andar do TRE-AM, das 9h às 14h.
Foto: Júnior Souza/TRE-AM


