No Dia da Democracia, celebrado nesta segunda-feira (15/09), a Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso de garantir cidadania a todos os brasileiros. No Amazonas, esse princípio ganhou forma com a ação itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que percorreu 27 comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Negro e atendeu mais de 300 pessoas, levando serviços como alistamento, revisão e emissão do primeiro título.
Em uma região onde o acesso só é possível por canoas, barcos ou rabetas, a jovem de 16 anos Ana Júlia Bezerra teve a oportunidade de emitir seu título pela primeira vez. Para ela, o momento foi especial. “É muito importante ter esse atendimento perto de casa, sem gastos e sem precisar sair da minha comunidade. E, também, por tirar meu título, porque nós temos que escolher nosso futuro”, afirmou.
O encerramento do serviço ocorreu na sexta-feira (12/09), na comunidade Bela Vista do Jaraqui, localizada a cerca de 55 km de Manaus. O local é um exemplo das particularidades da região amazônica, durante o período de estiagem, a comunidade fica completamente isolada, e o acesso só é possível por via fluvial. Por isso, o atendimento itinerante acontece justamente nesse período, aproveitando as condições favoráveis de navegação para alcançar os eleitores.
Segundo o presidente da comunidade, Daniel Araújo, a iniciativa traz um grande alívio para os moradores. Ele explica que o deslocamento até a capital custa, em média, R$250, valor inviável para muitas famílias. “Essa ação itinerante é essencial, porque você consegue economizar, já que o TRE-AM vem até a comunidade. Jovens, adultos e idosos conseguem regularizar sua situação eleitoral e ainda emitir o documento que os credencia a votar”, destacou.
O chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral, Aquino Souza, que coordenou a ação, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Foram dias intensos de trabalho, mas muito gratificantes. Conseguimos levar os serviços da Justiça Eleitoral a comunidades que, muitas vezes, só têm essa oportunidade durante as ações itinerantes. Ver a satisfação das pessoas em regularizar a situação eleitoral ou tirar o título pela primeira vez nos mostra a importância de estarmos presentes, mesmo nos lugares mais distantes”, afirmou.
Além do atendimento prestado, dois novos locais de votação foram criados na região do Baixo Rio Negro. A partir de agora, as comunidades Monte Sinai do Igarapé Açu e Nova Canaã do Aruaú contarão com espaços específicos para as próximas eleições, sem a necessidade de deslocamento até outras localidades.
Foto: Júnior Souza/TRE-AM