sábado, setembro 13, 2025
InícioAmazonasColégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral define diretoria para o biênio 2025-2026

Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral define diretoria para o biênio 2025-2026

Reeleita, a juíza do TRE-AM, Lídia Abreu, seguirá na presidência do COJE, à frente de uma gestão voltada para diversidade, cidadania e combate à discriminação

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e Ouvidora da Mulher, Lídia de Abreu Carvalho, foi reconduzida à presidência do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (11/09), em Assembleia Geral Ordinária, realizada em formato on-line, e contou com 14 votos favoráveis à chapa “Anuênio”, liderada pela representante do Amazonas.

Além de Lídia Abreu na presidência, integram a diretoria magistrados de diferentes regiões do país: Pedro Rogério Godinho (TRE-BA), vice-presidente; Maria Domitila Manssur (TRE-SP), 1ª secretária; André Puppin (TRE-DF), 2º secretário; e Vanessa Jamus Marchi (TRE-PR), 3ª secretária.

Em seu discurso de posse, Lídia Abreu agradeceu à gestão anterior e destacou conquistas recentes, como a contribuição do colegiado para a nacionalização do Sistema de Atendimento ao Cidadão e para a criação do Sistema Nacional de Ouvidorias, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É com muita honra e senso de responsabilidade que me dirijo a esta distinta assembleia, ao assumir novamente a presidência deste colegiado, cuja missão transcende o exercício administrativo e visa auxiliar a Justiça Eleitoral a alcançar a essência democrática de nossa República”, afirmou.

Entre as propostas para o novo mandato, estão ações voltadas à promoção da diversidade e ao fortalecimento da cidadania. A diretoria pretende articular com os Tribunais Regionais Eleitorais programas de capacitação para o atendimento de povos e comunidades tradicionais, valorizando a diversidade cultural e estimulando o uso de linguagem inclusiva.

Outro eixo de atuação será o reforço dos protocolos de Perspectiva de Gênero e Racial do CNJ, com o objetivo de consolidar um ambiente seguro e inclusivo no âmbito da Justiça Eleitoral. Também estão previstas medidas de combate à violência e à discriminação, com ênfase em capacitação contínua e ações educativas permanentes em parceria com as Escolas Judiciais.

A agenda contempla ainda a criação de um fluxo padronizado para denúncias de violência política de gênero, assegurando maior agilidade na apuração de casos de fraude à cota de gênero e de uso irregular de recursos de campanha.

Para a presidente reeleita, o desafio da nova gestão é dar continuidade a avanços institucionais e ampliar o alcance das ouvidorias. “Nosso compromisso é fortalecer esses espaços como instrumentos de escuta, acolhimento e cidadania, sempre com foco na inclusão e no respeito à diversidade social”, ressaltou Lídia Abreu.

Foto: TRE-AM

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas