A semana iniciou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a realização de Sessão Plenária compensatória e, dentre os temas discutidos pelos deputados, destaca-se a preocupação com a segurança pública amazonense. O reforço do efetivo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) também foi tratado, repercutindo a formatura dos mil novos policiais militares, que aconteceu no último dia 27/11, na Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Oeste de Manaus.
A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) iniciou seu pronunciamento destacando que uma das principais necessidades da população atualmente é poder contar com uma segurança pública mais efetiva, especialmente no interior do Estado. “A rota do tráfico, por exemplo, ali no Médio Solimões, tem impactado no aumento dos números da violência”, apontou a deputada.
Diante deste cenário, a parlamentar fez um apelo ao comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, para que envie, dentre esses novos policiais militares, reforço para o efetivo da PM no município de Coari (distante 363 quilômetros da capital).
“Precisamos do aumento de PMs no interior, porque os municípios clamam por reforço da segurança pública”, afirmou Dra. Mayara.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Comandante Dan (Podemos), ratificou a importância da ampliação dos recursos humanos das forças de segurança do Estado e cobrou que sejam preenchidas todas as vagas previstas no concurso público.
“É obrigação do Governo do Estado incluir todos os policiais que fizeram o concurso e que foram aprovados”, disse o parlamentar.
O deputado, que acompanha as negociações dos representantes dos PMs com o Executivo Estadual, também pediu que sejam cumpridos os acordos de pagamento das datas-bases atrasadas da corporação. “É preciso valorizar os agentes responsáveis pela aplicação da lei”, disse Comandante Dan.
Foto: Hudson Fonseca / Aleam