quarta-feira, novembro 26, 2025
InícioDestaquesTRE-AM promove “Eleitor do Futuro” em Iranduba

TRE-AM promove “Eleitor do Futuro” em Iranduba

A atividade reuniu alunos de 15 a 17 anos e apresentou de forma prática e interativa, os valores da cidadania e do voto consciente.

Com o objetivo de aproximar os jovens do processo democrático, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE-AM), levou nesta terça-feira (25/11) o projeto “Eleitor do Futuro” à Escola Estadual Isaías Vasconcelos, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A iniciativa reforça a importância de emitir o título de eleitor – ainda que não seja obrigatório nessa faixa etária – e de compreender o papel da Justiça Eleitoral.

O projeto consiste em palestras, atividades dinâmicas e uma simulação de votação, permitindo que os estudantes tenham contato direto com a urna eletrônica e conheçam, na prática, etapas importantes do processo eleitoral. Para o diretor da EJE-AM, juiz Fabrício Marques, iniciativas como essa ampliam o vínculo dos jovens com a cidadania. “Esse projeto é muito importante, pois incentiva os estudantes que ainda não emitiram o título a compreenderem seu papel como futuros eleitores e a participarem ativamente do processo democrático”, destacou.

O diretor da escola, Israel Ruben, ressaltou que a instituição atende 800 alunos do ensino médio, nos turnos matutino e vespertino, e que a presença do projeto contribui diretamente para a formação cidadã dos estudantes. Segundo ele, ações educativas dentro do ambiente escolar geram impacto real no futuro da sociedade.

“A importância de trazer esse projeto para uma escola composta apenas por alunos do ensino médio está em provocar nos jovens uma reflexão sobre seu papel como cidadãos. É essencial que eles entendam a responsabilidade do voto consciente, aprendam como votar e tenham, muitas vezes pela primeira vez, contato com a urna eletrônica. Ações como essa são fundamentais para formarmos eleitores que realmente farão a diferença futuramente”, afirmou o gestor.

A aluna do 2º ano, Lana Raquel, explicou que o projeto é essencial para conscientizar os jovens, desde cedo, sobre a importância de escolher com responsabilidade seus representantes. “Eu ainda não voto, tirei meu título e, no ano que vem, vou votar. Espero muito votar com consciência na pessoa certa”, destacou a estudante de 17 anos.

A iniciativa da EJE-AM segue no município nesta quarta-feira (26/11) com a realização do projeto “Maturidade Cidadã”, desta vez voltado ao público idoso e ao incentivo ao voto 60+. O programa reconhece tanto o valor da experiência dos eleitores da terceira idade quanto a necessidade de atualização diante de um cenário político e tecnológico em constante evolução, oferecendo orientações e ferramentas para que os idosos possam analisar propostas e históricos dos candidatos de forma crítica, evitando fake news e discursos enganosos.

Foto: Júnior Souza/TRE-AM

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas