A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis, inaugurou, nesta quinta-feira (30/10), a nova unidade da 43ª Zona Eleitoral, no município de Nhamundá, distante 375 quilômetros da capital.
A desembargadora destacou o compromisso do TRE-AM em garantir melhores condições de trabalho e atendimento em todas as zonas eleitorais do Estado. “Cada nova sede entregue representa mais dignidade, conforto e eficiência para servidores, magistrados e cidadãos amazonenses no exercício da cidadania. Estamos investindo em espaços modernos, acessíveis e sustentáveis, que refletem o cuidado da Justiça Eleitoral com as pessoas e com o meio ambiente. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de trabalho mais acolhedor e um atendimento cada vez mais humanizado à população”, afirmou.
Antes localizada no bairro Santo Antônio, a unidade ganhou nova sede na rua Furtado Belém, no centro do município, próximo à área portuária, facilitando o atendimento, especialmente, dos ribeirinhos que se utilizam de embarcações para chegar à cidade. Ao todo, o cartório atende mais de 16 mil eleitores, que residem na sede do município e nas comunidades do entorno.
Com 246 m² de área construída, o novo prédio conta com dois andares planejados para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento à população. Segundo o chefe do cartório, João Marcos, a capacidade de atendimento ao público será ampliada com a mudança. “No prédio anterior, a capacidade era de dois atendimentos de eleitores, enquanto três aguardavam. Agora, serão quatro atendimentos simultâneos e espaço para até 18 eleitores na espera”, explicou o servidor.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de engenharia do TRE-AM, formada pelos engenheiros civis Luiz André Pinheiro, Luciano Albuquerque e Paulo Vieira, em parceria com a empresa S Becker Consultoria e Projetos. “Todo o processo seguiu as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com foco no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e no uso responsável de materiais”, explicou. Ele acrescentou: “A proposta priorizou os princípios de acessibilidade universal, conforme a NBR 9050 da ABNT, com a implantação de sinalização tátil de piso (alerta e direcional), vãos de portas com largura mínima de 80 cm, rampa de acesso com corrimão e sanitário público acessível”, salientou Luiz André.
Estrutura do novo prédio
No térreo estão os espaços de atendimento ao público, sala de audiência, depósito de urnas eletrônicas e banheiro acessível. No andar superior, ficam as salas do juiz eleitoral, chefe de cartório, apoio administrativo, depósito, arquivo e áreas de convivência para os servidores.
A fachada moderna se destaca pelo uso de volumes arquitetônicos sobrepostos, resultando em uma identidade visual contemporânea, funcional e alinhada ao padrão adotado em outras obras recentes do TRE-AM.
Na foto: Desembargadora Carla Reis ao lado da prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo; da juíza do município, Rebeca Aufiero; e da diretora-geral do TRE-AM, Cynthia Mouta (da esquerda para a direita).
Foto: Gustavo Duque/Divulgação


