sexta-feira, outubro 31, 2025
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Sebrae Amazonas é reconhecido como um dos melhores lugares para trabalhar

Instituição alcança nova posição de destaque no Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025, promovido pelo Estadão e FIA Business School

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae Amazonas figura entre os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025, promovido pelo jornal Estadão em parceria com a FIA Business School. A iniciativa reconhece, com base em pesquisas de clima organizacional e práticas eficazes de gestão de pessoas, as instituições que oferecem os ambientes de trabalho mais inspiradores e bem estruturados do país.

Concorrendo na categoria “Empresas com até 300 colaboradores”, o Sebrae Amazonas reafirmou sua trajetória de excelência ao subir novamente no ranking nacional: após ocupar a 33ª posição em 2023 e a 21ª em 2024, alcançou a 13ª colocação em 2025, um marco que evidencia seu compromisso com a valorização de pessoas e a melhoria contínua.

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós. Ele reflete não apenas os resultados de uma gestão comprometida com o bem-estar dos colaboradores, mas também a cultura de respeito, inclusão e desenvolvimento que construímos ao longo dos anos. O Sebrae Amazonas é feito por pessoas que acreditam no poder da transformação e trabalham com propósito. Esse prêmio é uma conquista coletiva e reafirma que estamos no caminho certo”, destacou Antonio Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quarta-feira, 29 de outubro, na Expo Barra Funda, em São Paulo (SP), reunindo líderes e representantes das organizações mais admiradas do Brasil. Em 2025, a iniciativa contou com a participação de 454 empresas de todo o país, um crescimento de cerca de 30 organizações em comparação ao ano anterior, totalizando a participação de 224 mil funcionários.

A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, celebrou a conquista destacando o papel da equipe.

“Esse reconhecimento é fruto do cuidado genuíno que temos com as pessoas que fazem o Sebrae acontecer todos os dias. Investimos continuamente em um ambiente saudável, criativo e inclusivo, que valoriza a diversidade e o desenvolvimento humano”, explicou.

“Esse desempenho é resultado de um processo de melhoria contínua iniciado há alguns anos, com o empenho conjunto da diretoria, do nosso Conselho Deliberativo e de todos os colaboradores. Para o Sistema Sebrae no Brasil, essa conquista representa avanços significativos em qualidade de gestão e reafirma nossa excelência na prestação de serviços e no apoio aos empreendedores e às micro e pequenas empresas do Amazonas”, concluiu.

A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, reforçou o impacto da cultura organizacional.

“Além de sermos referência no apoio aos pequenos negócios, mostramos que também somos exemplo de gestão interna. A nossa cultura é baseada em confiança, autonomia e propósito, o que atrai talentos e mantém nossas equipes engajadas”.

A diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony, destacou os investimentos estratégicos que contribuíram para esse reconhecimento.

“Nos últimos anos, o Sebrae Amazonas tem investido fortemente em ações que colocam o colaborador no centro da estratégia. Criamos ambientes mais saudáveis, ampliamos os canais de escuta, fortalecemos a capacitação e promovemos oportunidades reais de crescimento profissional. Esse prêmio é reflexo de uma gestão que acredita que cuidar das pessoas é o melhor caminho para gerar impacto positivo na sociedade”.

Atualmente, o Sebrae Amazonas conta com agências de atendimento em Manaus e em mais nove municípios do estado: Tabatinga, Coari, Manacapuru, Tefé, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Santa Isabel do Rio Negro e Presidente Figueiredo. Com essas bases, o empreendedorismo é levado para as cidades e comunidades do entorno, alcançando todas as regiões do estado, os 62 municípios. A instituição opera com cerca de 240 colaboradores, entre efetivos, terceirizados e estagiários, que atuam com o propósito de transformar realidades por meio do empreendedorismo e da inovação.

Gestão humanizada

Nos últimos 10 anos, o Sebrae Amazonas tem promovido uma verdadeira transformação na gestão de pessoas, com foco em qualidade de vida, desenvolvimento profissional e valorização dos talentos internos. Entre os principais avanços estão:

Nova filosofia de gestão, baseada em alta performance e ciclos de desenvolvimento alinhados ao mercado;

Canais de escuta ativa, com rotinas de diálogo entre direção e colaboradores;

Ambiente saudável e acolhedor, com estrutura de apoio psicossocial e serviços disponíveis aos colaboradores;

Jornada do Colaborador, que integra ações profissionais e pessoais para elevar o nível de satisfação interna e potencializar o desempenho;

Capacitação contínua, com programas de formação técnica e comportamental;

Gestão de carreira transparente, baseada em desempenho, cultura de feedbacks, critérios técnicos e meritocracia;

Infraestrutura moderna, que garante conforto, funcionalidade e bem-estar no ambiente de trabalho.

Esse conjunto de ações tem impactado diretamente a vida dos profissionais que atuam na instituição. Para Célio Matos, colaborador com 32 anos de trajetória no Sebrae Amazonas, o reconhecimento é motivo de orgulho e realização.

“Trabalhar no Sebrae é saber que você faz parte de algo maior. Aqui, somos ouvidos, valorizados e incentivados a crescer. É gratificante ver que esse cuidado com as pessoas está sendo reconhecido nacionalmente. Essa trajetória foi marcada por conquistas pessoais e profissionais: realizei o sonho da casa própria, eduquei meus três filhos e sigo contribuindo para o desenvolvimento de empreendedores e da sociedade”.

FIA

A pesquisa tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a jornada do colaborador, oferecendo subsídios para que as empresas tomem decisões mais assertivas em relação à gestão de pessoas, ao identificar seus pontos fortes e desafios. O fortalecimento do ambiente corporativo passa pelo monitoramento contínuo do clima organizacional, com práticas e incentivos alinhados às reais necessidades dos colaboradores.

“Ao ser reconhecida como um dos lugares mais incríveis para trabalhar, os benefícios são vários: muita valorização da marca empregadora, e os melhores talentos também buscam essas empresas como oportunidades; melhores resultados financeiros, pois as empresas premiadas também são sinônimo de maior produtividade e satisfação, que andam juntas; uso estratégico de resultados, direcionando ações voltadas às pessoas de forma mais assertiva, e valorização da própria área de RH, que ganha reputação interna e consegue levar dados precisos e confiáveis para a alta gestão”, destacou a coordenadora da pesquisa da FIA, Lina Nakata.

Foto: Divulgação / Sebrae Amazonas.

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