Com mais de 800 visitantes, a exposição “93 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e da conquista do Voto Feminino” foi encerrada na última sexta-feira (29/08) no Amazonas Shopping. Ao longo de cinco dias, a mostra reuniu elementos históricos da Justiça Eleitoral, cultura regional e atividades interativas.
Um dos destaques foi a votação popular para eleger o atrativo turístico que mais representa Manaus. Participaram 713 eleitores, com média de 140 votos por dia. O Teatro Amazonas foi o grande vencedor, com 368 votos, seguido pelo Encontro das Águas (225 votos), Ponta Negra (91 votos) e Mercado Adolpho Lisboa (29 votos).
Para a assistente do Centro de Memória, Biblioteca e Arquivo do TRE-AM e curadora da exposição, Marilza Moreira, o resultado refletiu satisfação e orgulho. “Foram dias intensos de trabalho e dedicação da equipe responsável pela organização, recompensados pelo sucesso alcançado”, afirmou a servidora, que atua há mais de 20 anos na Justiça Eleitoral.
Marilza ressaltou ainda que a mostra ultrapassou o aspecto cultural, convidando os visitantes à reflexão sobre o papel das mulheres pioneiras no avanço do processo eleitoral igualitário. “Elas abriram caminhos e enfrentaram barreiras para que hoje possamos exercer nossa cidadania de forma plena. Mais do que olhar para o passado, a exposição nos inspirou a manter vivo o compromisso com a igualdade e a participação política das mulheres, engajando-nos nessa luta que ainda continua”, acrescentou.
A iniciativa do TRE-AM buscou aproximar a sociedade da história da democracia no Estado, reforçando a importância da participação popular nos dias atuais. A estudante Jéssica Pontes aprovou a proposta. “Achei a exposição muito legal. É muito importante termos esse conhecimento sobre a história, principalmente do voto feminino, que foi uma conquista enorme para nós mulheres. Hoje, temos a nossa representação na política e podemos participar das tomadas de decisões”, afirmou.
Outro visitante, Jean Viana, também aprovou a iniciativa, destacando a evolução da Justiça Eleitoral. “Foi bem interessante entender mais a história do TRE e ver como as cédulas evoluíram. Antes eram papéis bem gigantes, hoje, é um modelo muito menor e digital”, avaliou.
O espaço contou com mobiliário de época, documentos cartorários e urnas eleitorais das mais antigas à atuais. Também reservou espaço para galeria das Lideranças Femininas, com fotos da atual gestão, composta pela presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Nélia Caminha, além de fotos das mulheres que já presidiram o tribunal.
No espaço Acessibilidade, os visitantes tiveram à disposição um vídeo autodescritivo sobre a mostra e o atendimento de intérprete de Libras durante todo o funcionamento.
Foto: Júnior Souza/TRE-AM