sábado, agosto 16, 2025
InícioAmazonasTRE-AM participa do XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça...

TRE-AM participa do XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral

O evento reuniu representantes de todo o país para debater o fortalecimento das ouvidorias eleitorais e reconhecer trajetórias de destaque

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) participou do XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), realizado em Pirenópolis (GO), entre os dias 13 e 15 de agosto. A corte eleitoral foi representada pela presidente, desembargadora Carla Reis, e pela ouvidora da mulher e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, juíza Lídia Carvalho.

O evento reuniu representantes das Ouvidorias Regionais Eleitorais de todo o país para debater boas práticas, trocar experiências e fortalecer o papel das ouvidorias como canais de interlocução entre a sociedade e a Justiça Eleitoral.

Entre os temas abordados estiveram a “Evolução das Ouvidorias na Era da Inteligência Artificial”, “Sistema Nacional de Ouvidorias Judiciais: Desafios Atuais” e “O papel das Ouvidorias na integridade da informação nas eleições e no combate à desinformação”, entre outros.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, foi agraciada com o Colar do Mérito Eleitoral Desembargador Jorge de Morais Jardim, entregue pelo presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. A honraria reconhece sua trajetória e os relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

O encontro foi encerrado com a divulgação da Carta de Pirenópolis, documento que consolidou as deliberações do evento. A juíza Lídia Carvalho destacou a importância da carta.“Ela representa o compromisso coletivo desta comunidade de ouvidores com a excelência no atendimento ao cidadão, com a transparência dos processos eleitorais e com a defesa intransigente da democracia brasileira. Nela estão condensadas as melhores práticas, as inovações tecnológicas discutidas e as diretrizes éticas que devem nortear nossa atuação”, afirmou.

Entre as recomendações aprovadas, destacam-se: a criação de programas de capacitação de ouvidores e servidores, medidas de enfrentamento ao assédio e à discriminação, ações voltadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, além da estruturação de Ouvidorias da Mulher na Justiça Eleitoral. O documento também confirmou que a próxima edição do ECOJE será realizada em Maceió (AL), em 2026.

Foto: Ascom TRE-GO

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas