Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e representantes do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) deram início às reuniões de análise das avaliações biopsicossociais do concurso público nacional unificado da Justiça Eleitoral, que ocorreu no dia 8 de dezembro de 2024.
De acordo com o Edital nº 1 – CPNUJE, de 27 de maio de 2024, a avaliação biopsicossocial deve ser conduzida por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar do Cebraspe e consiste na análise do candidato com a inscrição deferida para concorrer na condição de Pessoa com Deficiência, sendo válida a todos os cargos técnicos, exceto ao de técnico judiciário, na especialidade de agente da Polícia Judicial.
A coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE-AM, Marissie Nina, destaca a relevância desta fase para promoção assertiva da acessibilidade aos cargos previstos no concurso. “As avaliações foram realizadas de forma muito tranquila e as dúvidas dos candidatos foram esclarecidas com essa abordagem, a qual permite uma seleção mais justa e inclusiva”, enfatiza a coordenadora.
O concurso é composto por quatro etapas, sendo elas: provas objetivas, provas discursivas, teste de aptidão física e avaliação de títulos.
As fases posteriores seguem normalmente, conforme o cronograma do edital, disponível no site da Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/)
Foto: Júnior Souza/TRE-AM