No início dos trabalhos legislativos, ocorrido nesta segunda-feira (3/2), com a posse da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 e a leitura da Mensagem Governamental pelo governador Wilson Lima (UB), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) enfatizaram sobre as expectativas para o mandato durante este ano.
Para o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), o ano de 2025 será de novas conquistas para a Casa Legislativa. “Será um ano de novas conquistas e novos desafios. Vamos inaugurar o Centro de Inclusão Sensorial para crianças autistas e com Síndrome de Down, espaço que simboliza o nosso compromisso com a diversidade e a dignidade humana. A Escola do Legislativo ampliará suas atividades, levando conhecimento e cidadania para todo o Estado. O Centro de Cooperação Técnica para o Interior (CCOTI) será fortalecido auxiliando na atualização das leis orgânicas e regimentais de nossos municípios”, disse.
Cidade acrescentou, ainda, que a transparência e a comunicação serão fortalecidas com a inauguração do Centro de Mídias, que permitirá ampliar a comunicação da Casa e prestar contas à população sobre o mandato. Além disso, antecipou que será realizada a 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2025), espaço fundamental para capacitar vereadores e assessores, fortalecendo as câmaras municipais e, consequentemente, a cidadania e a democracia. “Também faremos o concurso público da Aleam para aumentar o número de servidores da Casa, algo que não acontece há 14 anos e vai garantir a eficiência e qualidade dose serviços prestados”, afirmou.
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) assumiu a 1ª vice-presidência da Mesa Diretora da Aleam. Para ele, a nova função representa o maior desafio de sua carreira política. “É uma grande honra e um grande desafio fazer parte da Mesa Diretora e poder contribuir de maneira mais efetiva com o trabalho tanto do presidente Roberto Cidade quanto do governador Wilson Lima, na defesa dos interesses do Amazonas e, principalmente, na geração de emprego e renda para as pessoas do nosso Estado”, resumiu.
Para 2025, Adjuto pretende apresentar novos Projetos de Lei voltados à apicultura, à meliponicultura e ao desenvolvimento de Agri Techs, visando fortalecer a inovação tecnológica no setor agropecuário.
O deputado Mário César Filho (UB) anunciou a ampliação das atividades da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Aleam, da qual é presidente. “A expectativa é a melhor possível. 2024 foi um ano de muito trabalho à frente da CDC/Aleam com ações como o Balcão do Consumidor. Em 2025 estenderemos os trabalhos aos bairros, e comunidades, com operações ‘Limpa Nome’. Continuaremos trabalhando defendendo as causas dos consumidores, dos autistas, das pessoas com deficiência, dentre outras causas que defendemos”, anunciou.
O trabalho à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR/Aleam) foi citado pelo deputado Delegado Péricles (PL), presidente da CCJR. “A expectativa é continuarmos os trabalhos como parlamentar e como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Já temos projetos que chegaram à Casa e que iremos deliberar na primeira reunião da Comissão”, afirmou.
O combate ao feminicídio e à violência contra a mulher continuam sendo foco do mandato parlamentar da deputada Alessandra Campelo (Podemos). “Este é mais um ano que temos pela frente para levantar e defender a bandeira de combate à violência contra a mulher, junto com a Procuradoria da Mulher, com ações em defesa dos direitos da mulher”, afirmou.
As ações relacionadas à segurança pública e à recuperação da BR-319 continuarão na pauta do deputado Comandante Dan (Podemos). “A expectativa é continuar desenvolvendo as nossas ações pautadas na segurança pública, na revitalização da BR-319, mudanças climáticas e sustentabilidade, ainda mais pela proximidade da COP 30, falando de estiagem severa, procurando modelos sustentáveis”, declarou.
A deputada Débora Menezes (PL) comemorou o retorno dos trabalhos. “Ficamos felizes de os trabalhos retornarem novamente e vamos continuar trabalhando firme, com muito foco pra esse ano”, comprometeu-se.
“O ano de 2025 vai ser de trabalho intenso pela população do Amazonas. Esse é um ano que temos a perspectiva de muitos avanços, de continuar o trabalho que nós iniciamos com os agricultores, dar uma atenção especial aos pescadores, trabalhando na evolução da educação, esporte, tecnologia, saúde e dentre outras áreas”, disse o deputado João Luiz (Republicano).
O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) reforçou o compromisso de fortalecer a agricultura familiar e colaborar no desenvolvimento da capital e do interior do Amazonas.
“Em 2025, minha atuação será focada no fortalecimento da agricultura familiar, no incentivo ao empreendedorismo rural, na ampliação do acesso à saúde e na valorização da educação. Quero consolidar avanços significativos para os produtores rurais, garantindo infraestrutura e fomentos para fortalecer a produção local”, declarou.
A deputada Joana Darc (União Brasil) disse que em 2025 fortalecerá a causa animal e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
“A causa animal e a da pessoa com deficiência continuam sendo prioridades no meu mandato. Sou a parlamentar que mais apresentou Projetos de Leis voltados aos animais, pois são demandas que se tornam políticas públicas que vão ao encontro à saúde do Estado. Cuidar dos animais envolve toda uma cadeia de cuidados com a vida humana, animal e o meio ambiente também”, esclareceu.
Foto: Divulgação