quinta-feira, dezembro 19, 2024
InícioDestaquesOuvidoria do MPAM registra nove manifestações no plantão do segundo turno das...

Ouvidoria do MPAM registra nove manifestações no plantão do segundo turno das eleições em Manaus

Denúncias registradas pelo órgão foram sobre boca de urna, derrame de santinho e quebra de sigilo de voto

Neste domingo (27/10), a Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) registrou nove manifestações durante o plantão eleitoral do 2º turno das eleições municipais em Manaus. Assim como no primeiro turno, o plantão teve como intuito atender o eleitorado e fiscalizar eventuais irregularidades eleitorais.

As denúncias recebidas no 2º turno tiveram como principais temas a prática de boca de urna, o derrame de santinhos e a quebra de sigilo do voto, com duas ocorrências registradas, cada. Os canais mais utilizados pelos eleitores para oficializar as denúncias foram o WhatsApp, que contabilizou seis registros, seguido pelo formulário eletrônico com duas ocorrências, e o e-mail com uma denúncia.

A equipe do MP Eleitoral foi coordenada pela ouvidora-geral, a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, que liderou duas equipes em esquema de plantão: uma instalada no prédio anexo do MPAM, no bairro Aleixo, e outra no edifício-sede, localizado no bairro Nova Esperança. O plantão ocorreu das 7h às 16h, garantindo cobertura durante todo o período de votação.

MP nas eleições 2024

No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, o MP Eleitoral recebeu 44 denúncias, com destaque para ocorrências de compra de votos, que somaram 13 registros, seguidas de denúncias de derrame de santinhos (10) e de violação de sigilo do voto (6). O formulário eletrônico foi o canal mais procurado, com 27 denúncias, enquanto o WhatsApp contabilizou 15 manifestações, e o e-mail teve 2 registros.

Somando as ocorrências dos dois turnos, o MP Eleitoral recebeu um total de 53 manifestações, reforçando a importância de seu trabalho para garantir a integridade do processo eleitoral no Amazonas.

Em breve, um relatório sobre o 2º turno será formalizado para que as possíveis irregularidades sejam autuadas e encaminhadas aos promotores responsáveis para investigação e tomada de medidas legais.

Foto: Divulgação

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas