Em uma demonstração de compromisso com a democracia e a cidadania, as Forças Armadas iniciaram deste sábado (28/09) uma operação para garantir que os eleitores de comunidades isoladas do Amazonas possam exercer o seu direito ao voto nas eleições municipais de 2024.
As ações realizadas em cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), se tornou ainda mais crucial devido à seca histórica que assola a região, dificultando o acesso a muitas localidades.
Helicópteros da Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro foram mobilizados para transportar urnas eletrônicas, técnicos, militares e alimentos para sete comunidades isoladas do município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. A decisão de antecipar a operação, inicialmente prevista para a semana que antecede as eleições, foi tomada em virtude da gravidade da situação causada pela estiagem, que comprometeu o transporte fluvial, principal meio de locomoção na região.
Ao todo, 78 locais de votação serão atendidos por esta ação, garantindo que cerca de 1.887 eleitores possam participar do pleito. Nessa fase, entre as localidades atendidas, destacam-se São Sebastião de Flores, Buiuçuzinho, Comunidade Angelim, Vila Sales, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canavial, São Francisco da Boca do Codajás e Santa Maria do Igapó Grande.
A operação continuou no domingo (29/09), com a entrega de urnas e materiais eleitorais em comunidades dos municípios de Lábrea e Pauini. Ao longo desta semana, outras localidades serão atendidas, garantindo que todos os eleitores, mesmo os mais remotos, tenham acesso às urnas.
A ação demonstra o compromisso das Forças Armadas com as comunidades amazônidas e garante o transporte de urnas para que todos possam realizar o exercício do voto.
Foto: Divulgação