Mais de 100 mil alevinos (forma jovens) de tambaqui foram entregues nesta quarta-feira (17/07), aos produtores rurais que atuam na Região Metropolitana de Manaus. A ação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Ao todo, foram beneficiados mais de 20 produtores rurais da Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas (Coopaquam), dos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Careiro Castanho, e da zona rural de Manaus.
De acordo com o titular da Sepror, Daniel Borges, também é realizado todo um acompanhamento na produção do pescado do piscicultor, para que ele possa desenvolver sua atividade com mais praticidade e de qualidade.
“Estamos investindo nesses municípios que possuem potencial na atividade produtiva da piscicultura. Os alevinos são da mais alta qualidade genética, produzidos no Centro de Balbina, em Presidente Figueiredo. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, diversificar a matriz econômica do interior, e gerar renda para esses produtores”, explica Daniel.
Centro de produção
Os alevinos são oriundos do Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), localizado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A estação, que tem um Acordo de Cooperação com a Eletrobrá é referência na produção de alevinos e pós-larvas de tambaqui, matrinxã e de pirapitinga.
Balanço de 2024
A Serpror forneceu aproximadamente 4,1 milhões de alevinos e pós-larvas de tambaqui e matrinxã, durante os primeiros seis meses de 2024, para 1,7 mil piscicultores em 25 municípios do estado.
A produção de pós-larvas e alevinos é distribuída gratuitamente aos piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e das prefeituras locais.
Municípios atendidos
Autazes, Coari, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Envira, Itamarati, Benjamin Constant, Codajás, Careiro Castanho, Amaturá, Anori, Barreirinha, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Aripuanã, Borba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo, e a zona rural de Manaus.
Foto: Divulgação/Sepror