quinta-feira, dezembro 26, 2024
InícioDestaquesEm Sessão Especial, Aleam celebra primeiro ano de atuação da Procuradoria Especial...

Em Sessão Especial, Aleam celebra primeiro ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher da Casa

A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam foi criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022, de autoria das deputadas da 19ª Legislatura, Alessandra Campelo (Podemos), Joana Darc (UB) e Therezinha Ruiz

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em Homenagem ao 1º ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, nesta terça-feira (26/03), no plenário Ruy Araújo.

A Sessão Especial foi requerida pela deputada Alessandra Campelo (Podemos), presidente da Procuradoria, que agradeceu o apoio do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), na criação do órgão do Poder Legislativo.

“É importante que todos saibam o quanto a figura do presidente é importante. A Assembleia sempre teve estrutura, mas se está à serviço de uma causa ou de outra, depende da vontade do presidente. Por isso, sem nenhum demérito aos antecessores, temos de destacar o que mudou e deu a ‘virada de chave’ no nosso trabalho, foi o apoio do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade”, afirmou.

O avanço que a Procuradoria representa à Assembleia foi ressaltado por Roberto Cidade. Segundo ele, desde que chegou à Aleam, houve muitos avanços, entre eles, a criação da Procuradoria da Mulher.

O presidente enfatizou que a implantação somente aconteceu pela vontade da deputada Alessandra. “Quero destacar a dedicação da deputada, em denunciar o que acontece com as mulheres diariamente e, assim, movimentar os órgãos, que atuam em defesa das mulheres. Hoje, é mais um passo da Procuradoria, uma prestação de contas. É dessa forma que a gente começa a minimizar o sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica. Estou pronto para todos os dias poder contribuir e, enquanto estiver na Assembleia, as mulheres sempre serão prioridade”, comprometeu-se.

Durante o evento foram entregues 28 placas de homenagem a autoridades que, ao longo destes últimos 12 meses, atuaram em parceria com a Procuradoria, na defesa dos direitos das mulheres.

A delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, Débora Mafra, falou sobre o trabalho de acolhimento desempenhado pela Procuradoria.

“Indico esta Procuradoria às mulheres vítimas de violência doméstica, pois a equipe acompanha todo o processo. O trabalho da deputada Alessandra é de uma eficiência e excelência ímpar para que as mulheres não se sintam sozinhas, tendo um acesso fácil e, principalmente, com respostas. Mesmo depois de resolvida a situação de violência, a equipe da Procuradoria continua acompanhando a vítima para que possa retomar a sua vida, sob uma nova perspectiva. É uma equipe que realmente quer fazer a diferença no combate à violência doméstica e familiar”, afirmou.

Falando em nome das mulheres assistidas, Daniele Ferreira da Silva, testemunhou sobre o acolhimento recebido na Procuradoria. “Eu já tinha ido a várias delegacias, mas ninguém tinha me ajudado, porém, na Procuradoria da Mulher, eu e minha família fomos muito bem acolhidos. Por isso, só tenho a agradecer à toda equipe da Procuradoria. Hoje tenho esperança”, afirmou.

A deputada Débora Menezes (PL) falou em nome do plenário. Ela atribuiu à Alessandra Campelo a existência da Procuradoria. “De fato, a Procuradoria da Mulher da Aleam somente aconteceu por causa dela. Temos uma cara e uma voz na defesa das mulheres, graças a esse sonho”, afirmou.

Criação

A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam foi criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022, de autoria das deputadas da 19ª Legislatura, Alessandra Campelo (Podemos), Joana Darc (UB) e Therezinha Ruiz.

O objetivo da Procuradoria é ser um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para a construção de ações e caminhos que contribuam para o combate das desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, dentre outros pontos.

Neste primeiro ano de atuação, a Procuradoria destacou-se pelo acolhimento a inúmeras mulheres de todas as faixas etárias, vítimas de violência, de exploração sexual e/ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo o atendimento especializado, humanizado e continuado, orientando-as e encaminhando-as para os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência em cada caso particular.

Foto: Hudson Fonseca

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas