A Smart Perícias, empresa paranaense com sede em Maringá, que é considerada a maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais do Brasil, com mais de mil peritos em seus quadros e abrangendo mais de 30 áreas de atuação e especialização na produção de laudos periciais, acaba de divulgar laudo contestando a veracidade da entrega de uma sacola com dinheiro nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus (Semcom).
Segundo a notícia divulgada no Blog do Hiel Levy, o documento, há várias manipulações no vídeo divulgado na semana passada.
Com base nas análises técnicas períciais (…) há de se mencionar, que, o vídeo periciado apresenta um claro trabalho de manipulação audiovisual, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”, diz o documento.
“O vídeo está longe de constituir um plano sequência, descaracterizando-o como evidência de imagem e som de qualquer tipo, não havendo em nenhum momento do sequencial de imagens a entrega da referida sacola pela atendente ao autor do vídeo, não havendo veracidade técnicas e legal no mesmo ao longo de seus 02.23 minutos”, conclui o laudo.
A perícia foi encomendada pela Semcom e será encaminhada por ela ao Ministério Público e à Polícia Civil, para colaborar com as investigações.
Veja o documento, na íntegra:
Foto: Divulgação / Fonte: Blog do Hiel Levy