quinta-feira, outubro 2, 2025
InícioAmazonasRota do futuro debate inteligência artificial e cibersegurança na Justiça Eleitoral

Rota do futuro debate inteligência artificial e cibersegurança na Justiça Eleitoral

A capacitação reuniu servidores em um dia de aprendizado sobre inovação e tecnologia

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, na manhã desta quarta-feira (24/09), o evento “Rota do Futuro: Inteligência Artificial, Cibersegurança e Cultura da Inovação”. A iniciativa reuniu servidores da Justiça Eleitoral para uma capacitação sobre os novos desafios tecnológicos, com o objetivo de fortalecer a segurança e a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Na abertura, o juiz membro da Corte Eleitoral, Marcelo Vieira, destacou o protagonismo da Justiça Eleitoral no uso de tecnologias de ponta. “Nós já temos esse ideal de tecnologia enraizado. Não é à toa que a Justiça Eleitoral é tão eficiente no que faz e, a cada ano, busca melhorar e evoluir para garantir a nossa democracia”, afirmou o juiz.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Kleber Merklein, a capacitação foi pensada para ampliar o conhecimento dos servidores sobre temas emergentes da área tecnológica. “Hoje o TRE-AM tem fomentado a cultura da inovação dentro da nossa instituição justamente para que os servidores despertem para essas novas tecnologias e para a criação de ideias, sempre com foco no nosso usuário final, que é o cidadão”, ressaltou Kleber.

O uso da inteligência artificial no Judiciário, segundo pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no ano passado, aponta um crescimento de 26% da tecnologia em 2023, em comparação ao ano anterior. Os estudos voltados à adoção coletiva de sistemas baseados em IA seguem em andamento no TRE-AM, com o intuito de modernizar as atividades institucionais, conforme reiterou o coordenador do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Eric Sales.
“Este evento marca o início de uma jornada estruturada para adoção tecnológica no TRE-AM. Já temos um plano traçado e, a partir dele, seguimos com os estágios necessários para incorporar essas soluções aos nossos produtos e serviços”.

A programação contou ainda com palestras voltadas à popularização e ao uso consciente de tecnologia inteligente, com enfoque prático e acessível. A analista de sistemas do TRE-AM, Ludymilla Lobo, uma das palestrantes, abordou o assunto de forma clara e segura. “A ideia dessa palestra é trazer conteúdo de forma acessível para todos os setores, não apenas para a área de tecnologia, mas para todos”, afirmou a servidora.

A cibersegurança, que garante a proteção dos sistemas e dados da Justiça Eleitoral, foi tema da palestra do coordenador de infraestrutura da Tecnologia da Informação, Rubens Soares. Ele destacou a importância de boas práticas digitais e conscientização de todos os servidores para fortalecer a segurança institucional.

Foto: Júnior Souza/TRE-AM

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas