Em uma iniciativa inédita para promover inclusão e respeito, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) participou do 1º Ciclo pelo Orgulho e pela Diversidade no Poder Judiciário do Amazonas, cuja abertura ocorreu nesta quinta-feira (17/07), no auditório do Fórum Trabalhista Mozart Russomanno (TRT-11), no Centro de Manaus.
Com o slogan “Construindo espaços de respeito, oportunidades e visibilidade para pessoas LGBTQIAPN+”, o evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) representa uma união de esforços do TRE-AM, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A solenidade de abertura foi presidida pelo desembargador Jorge Álvaro Marques Guedes, presidente do TRT-11. Representando o TRE-AM, a juíza Mônica Raposo Câmara, presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TRE-AM, destacou a importância da iniciativa para ampliar o diálogo e consolidar uma cultura de respeito no Judiciário.
“Esse evento é muito importante não só para a comunidade LGBTQIAPN+, mas para toda a sociedade. Ele traz conhecimento e conscientização sobre a igualdade que todos merecemos. Independentemente da orientação sexual, o que deve prevalecer é a valorização do ser humano e do trabalho que desenvolvemos”, disse a juíza.
A magistrada também reforçou que a Corte Eleitoral já desenvolve ações voltadas à conscientização sobre diversidade e inclusão. “Desde o início do ano, o TRE-AM vem promovendo eventos de sensibilização sobre a importância do respeito à comunidade LGBTQIAPN+. Estamos iniciando uma campanha permanente com exposição de cartazes no site e divulgaremos a Cartilha da Ufam, lançada neste evento, que será distribuída a todos os servidores e magistrados”.
Após a abertura, uma mesa-redonda formada por membros de comitês das instituições parceiras debateu o tema “Visibilidade, Vozes e Vivências nas Comissões”. Outro destaque da programação foi o lançamento da Cartilha LGBTQIAP+, elaborada por alunos da pós-graduação em Constitucionalismo e Direitos da Ufam, sob coordenação do professor Thiago Galeão. A publicação reúne informações sobre direitos da população LGBTQIAPN+.
“Fazemos as distinções entre o nome social e a alteração do registro civil porque o nome social compõe uma política pública fundamental de acesso a direitos. Esse também é um ponto central da nossa cartilha”, explicou Galeão.
O evento, aberto ao público, é direcionado a magistrados, servidores, estudantes, professores de Direito, representantes de organizações LGBTQIAPN+ e demais interessados em direitos humanos e diversidade.
Programação
A programação continua nesta sexta-feira (18/07), das 9h às 14h, no auditório do Fórum Trabalhista. Estão previstos atendimentos gratuitos de cidadania, realizados por alunos da pós-graduação da Ufam, apresentação musical e uma feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+, com 25 empreendedores locais.
Como parte das atividades culturais, haverá sorteio de ingressos para a exibição do filme “Homem com H”, no Centro Cultural Casarão de Ideias.
Foto: Junior Souza/Ascom TRE-AM