Os novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Conec) que vão compor o colegiado no biênio 2024/2025 tomaram posse na noite de quinta-feira (09/05). Conselheiros eleitos pela sociedade civil para o biênio 2024/2025 e indicados pelo poder público compõem a nova formação do Conselho.A solenidade de posse aconteceu no Palacete Provincial.
A cerimônia de posse foi dividida em dois momentos: no primeiro, foram entregues aos membros do conselho, que atuou no biênio 2022/2023, certificados de agradecimento do povo amazonense pelos serviços prestados à cultura. No segundo momento, os membros do conselho que atuará no biênio 2024/2025 assinaram o termo de posse e foram devidamente diplomados.
Representando o governador Wilson Lima na cerimônia, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, que também é presidente do Conec, lembrou que a estruturação do Conselho Estadual de Cultura é uma grande conquista da classe artística nos últimos anos, ressaltando que a existência do colegiado facilita a obtenção de conquistas para a classe artística.
“Todos os nossos conselheiros são muito proativos em todas as ocasiões. E a gente percebe que conseguimos mudar a cultura realmente na direção certa. É certo que a gente vive um momento muito importante, muito positivo, principalmente, pelo fato de ver recursos que a gente lutou durante tantos anos para ter disponíveis através de iniciativas como Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo”, afirmou o secretário.
Marcos Apolo declarou ainda que acompanha a cultura no Amazonas há cerca de 40 anos, que é o tempo de carreira artística que possui. “Acima de tudo está aqui a minha gratidão aos meus colegas e às minhas colegas, que viram a história dessa cultura nas últimas décadas e que têm certeza que nossa a cultura é a melhor deste país. Então, parabéns a todos vocês e vamos em frente”, declarou.
Representando os membros do conselho que atuou no biênio anterior, Wanda Ortega, que ocupou a cadeira de Cultura Indígena, ressaltou a importância da cultura dos povos indígenas para o Amazonas.
“A cultura, no estado do Amazonas, ainda tem um déficit com a cultura dos povos originários. É importante que a gente não seja somente meros participantes desse processo. Nós queremos ser reconhecidos nos nossos patrimônios e da nossa cultura material e imaterial. Nós queremos que sejam feitos investimentos efetivos na cultura indígena desse território”, disse.
Empossado na cadeira de Música, Mencius Melo afirmou que seu principal objetivo é fazer com que cheguem recursos aos profissionais que vivem da música no Amazonas, tanto na capital quanto no interior.
“Temos dois anos para atuar. É um tempo que não é grande, talvez não seja suficiente, mas é importante para que a gente plante, para que a gente colha, e para que a gente encontre caminhos para novas perspectivas para os artistas da música do estado do Amazonas”, disse Mencius Melo.
Conselheiros empossados
SOCIEDADE CIVIL
Artes Visuais e Novas Mídias – Dudson Carvalho
Audiovisual – Pedro Cacheado
Circo – Vanderley Pinheiro
Cultura Afrodescendente – Mestre Camaleão
Cultura Indígena – Ludimar Nunes
Cultura Popular de Matriz Ibérica – Lucimar Marques
Dança – André Durand
Folclore e Carnaval – Elson Rocha
Literatura – Alvaro Smont
Música – Mencius Melo
Teatro – Jordânia Galdino
PODER PÚBLICO
Seduc – Bjarne Furtado
Sefaz – Cristina Maia
UEA – Wellington Dias
Afeam – Priscilla Senna
Aleam – Beto Blue Birds
Suframa – Érica Cintra
Secretarias Municipais de Cultura – Maick Soares
Amazonastur – Ian Ribeiro
Fepiam – Joabe Ramos
Sejusc – Rosy Seixas
FOTO: Roberto Carlos/Secom