“Eu vejo uma Manaus do futuro bem diferente da que vivemos hoje, que há, pelo menos, duas décadas sofre com más administrações”, a crítica feita pela empresária e pré-candidata à Prefeitura de Manaus, Maria do Carmo Seffair (NOVO-AM), resume bem o que foi o Congresso Estadual das Lideranças Comunitárias 2024, realizado na sexta-feira, (15/03), no Centro Cultural Anibal Beça, zona Leste da capital.
Convidada para a mesa de debates com o tema “Qual a Manaus do futuro numa nova gestão”, além de apresentar seu vasto currículo como educadora, advogada, mestre e doutora em direito, tendo ainda mais de 40 anos de experiência em gestão na iniciativa privada, Maria do Carmo expôs seu olhar crítico sobre os principais problemas da cidade, apresentando soluções práticas e inovadoras.
“O que falta em Manaus é gestão, somos uma cidade que não tem projeto e que há mais de 20 anos ‘desce a ladeira’. A população só se conforma e luta para sobreviver. A gente acha que a culpa é nossa: ‘eu não consigo emprego, o dinheiro não dá’, mas não sabe de onde vem o problema. Vem exatamente de consecutivas gestões que não investem nas pessoas e não geram oportunidades”, apontou Maria do Carmo.
Dentre as principais pautas defendidas pela pré-candidata e que foram questionadas pelas lideranças comunitárias presentes no encontro, Maria do Carmo destacou soluções para as áreas de educação, empregabilidade, saúde e transporte público.
“A Manaus do futuro precisa ter um Sistema de Transporte Público. Temos ônibus, mas não um sistema eficiente e com modais alternativos que ofereçam opções de conforto para população”, disse a empresária. “Precisamos que todas as escolas do Ensino Fundamental sejam de tempo integral, os números de evasão escolas são altíssimos”, completou.
Maria do Carmo também defendeu a liberação de crédito para microempreendedores como política pública social e de emprego e renda. “Se eu, como empresária de grande porte, não consegui linhas créditos para resgatar o Hotel Tropical e tive que fazer tudo com recursos próprios, imagine o que não passam os microempreendedores?”, questionou.
Federação Amazonense das Comunidades
O Congresso Estadual das Lideranças Comunitárias 2024 foi organizado pela Federação Amazonense das Comunidades (FAC) e pelo Conselho de Consumidores da Amazonas Energia. O evento reuniu mais de 80 lideranças e contou com diversas palestras, mesas de debates e teve seu encerramento marcado pela apresentação do Plano de Trabalho da FAC 2024, que norteia e organiza as principais necessidades e ações a serem desenvolvidas por todas as lideranças comunitárias cadastradas de Manaus ao longo do ano.
“Nós incluímos uma mesa com os pré-candidatos, todos foram convidados, para apresentarem seu olhar sobre a cidade”, explicou a vice-presidente da FAC, Neuda Maria de Lima. “Nosso objetivo [enquanto Federação] é encontrar consenso em determinadas temáticas e melhorias conjuntas aos problemas apresentados”, finalizou.
O Congresso também teve a participação do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura, Amom Mandel (Cidadania).
FOTO: Frank Pereira / Novo-AM