Em Manaus, estudo avalia gastos e desempenho dos candidatos nas redes sociais durante campanha eleitoral

Nessa primeira semana de campanha eleitoral, candidatos a prefeito de Manaus gastaram cerca de R$ 15 mil em publicações pagas nas redes sociais. O dado foi divulgado na segunda edição do relatório Benchmarking Digital: Eleições 2020, um estudo feito pela iMarketing Agência Digital.

O estudo avaliou a presença digital e investimento dos candidatos nessa primeira semana de campanha eleitoral, entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro. De acordo com os dados divulgados, também é possível saber o desempenho de cada candidato nas plataformas digitais, como Facebook e Instagram, quem teve mais crescimento e quem teve menor desempenho.

Gastos

Durante o período analisado, apenas alguns candidatos apareceram na ferramenta de anúncios do Facebook, com investimento de posts pagos sobre política e eleições.

Ricardo Nicolau (PSD) foi o candidato que mais investiu em posts patrocinados, com gasto de R$ 9.675. Capitão Alberto Neto (Republicanos) aparece em segundo lugar, com investimento de R$ 4.448. Em seguida, David Almeida (Avante) aparece com R$ 732 gastos. Coronel Menezes (Patriotas) investiu R$ 100.

Os dados de anúncios mostrados na análise foram retirados da biblioteca de anúncios da própria plataforma do Facebook.

Os candidatos Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Amil (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PL) não possuem registro de anúncios recentes. O candidato Coronel Menezes continua patrocinando peças eleitorais sem a identificação de “Pago por”.

No período eleitoral, os anúncios devem ser identificados com o rótulo de eleições, com os dados do responsável pelo impulsionamento, conforme as regras de campanha eleitoral na internet.

Facebook

No período analisado, o candidato que apresentou maior crescimento no número de seguidores do Facebook foi Ricardo Nicolau, que ganhou 767 novos fãs.

Em seguida, a página de Coronel Menezes alcançou 526 novos seguidores. Amazonino Mendes (Podemos) aparece em terceiro lugar, com o crescimento de 508 fãs.

Coronel Menezes foi o candidato com melhor engajamento na semana, seguido de Ricardo Nicolau.

Instagram

Diferente do Facebook, no Instagram, o candidato que mais ganhou fãs foi Capitão Alberto Neto. No período analisado, foram registrados 2.452 novos seguidores. Amazonino Mendes e Ricardo Nicolau também apresentaram um crescimento diante dos adversários, com 715 e 460 novos seguidores, respectivamente.

Os candidatos Coronel Menezes e Ricardo Nicolau também apresentaram maior desempenho nas métricas de usuários engajados nas publicações.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios