Em live, analista político avalia cenário atual em todos os municípios do Amazonas

Uma avaliação completa do cenário político no Amazonas. Este foi o tema da live realizada na tarde desta quarta-feira (26), pelo publicitário e empresário Durango Duarte, especialista em marketing e comunicação e estudioso da política amazonense. Ele analisou a conjuntura eleitoral de todos os 62 municípios amazonenses, incluindo a capital, analisando dados, alianças e apresentando os favoritos na corrida eleitoral.

Ao avaliar o cenário financeiro dos municípios, sobretudo durante a pandemia, Durango destacou que os municípios e a capital receberam muitos recursos oriundos das medidas aprovadas pelo Congresso Nacional e pelo Governo Federal, para enfrentamento da crise. Segundo ele, as verbas recebidas contribuíram para a população injetar valores na economia local, melhorando a capacidade de arrecadação dos municípios.

Durango também enfatizou que houve um aumento relevante no eleitorado amazonense nos últimos 20 anos. Alguns municípios dobraram ou triplicaram o número de eleitores. Hoje, Manaus tem cerca de 1,3 milhão de pessoas aptas a votar. No interior, os municípios com mais eleitores são: Parintins, com cerca de 69 mil eleitores; Itacoatiara e Manacapuru, cada uma com pouco mais de 67 mil, e Coari, com mais de 49 mil eleitores.

Ao traçar o cenário político amazonense, Durango afirmou que faria uma análise de conjuntura, que pode ou não mudar, de acordo com o andamento do processo eleitoral. Deve-se considerar ainda o número de abstenção e votos nulos e brancos. Por isso, ele também previu uma taxa de cerca de 10% de abstenções.

Em Coari, ele avalia que o prefeito, Adail Filho, deve se reeleger. Mas aponta como principal opositor Robson Tiradentes Júnior.

Em Itacoatiara, Durango comentou que a disputa eleitoral não tem favorito. O atual prefeito, Antônio Peixoto, tenta a reeleição, mas enfrenta opositores fortes, deixando um cenário ainda indefinido.

Para Manacapuru, Durango ressalta que a eleição será bastante acirrada, sem previsão de favorito. O atual prefeito, Beto D’Ângelo, deve disputar com o ex-prefeito Angelus Figueira.

No município do interior mais populoso, Parintins, Durango crava que o prefeito Bi Garcia deve se reeleger para mais um mandato na Ilha Tupinambarana.

MANAUS COM 12 CANDIDATOS

Na capital amazonense, o analista divulgou uma pesquisa registrada por ele e reproduzida em sua página no Facebook. Em uma tabela, o publicitário mostrou o comparativo dos resultados de todas as pesquisas feitas por diversas empresas e já publicadas na capital até o dia 25/8, destacando os percentuais menores e maiores. Segundo os dados divulgados, Manaus terá em torno de 12 candidaturas.

De acordo com as pesquisas, Amazonino Mendes lidera a corrida eleitoral e aparece entre 23,8% e 31,7% das intenções de voto. Em segundo, David Almeida fica entre 11,7% e 18%. Já o pré-candidato José Ricardo aparece em terceiro lugar, variando entre 4% e 8,6%. O Capitão Alberto Neto fica entre 4% e 8,4%. Já Marcos Rotta aparece em quinto lugar, com variação entre 3% e 5,9%.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios